Resumo:
Desde sua origem até os dias atuais a educação física escolar vem passando por um processo de transformação continua, ou seja, ao longo do último século muita coisa mudou, mas ainda tem muito que melhorar. Hoje, o quadro da educação física escolar se encontra desgastado, caracterizado pela desmotivação e o fracasso escolar. Mesmo diante do vasto conteúdo que a área oferece, ela ainda é pouco explorada, e um dos principais motivos é a falta de uma sistematização de seus conteúdos, pois o componente curricular não tem uma sistematização obrigatória a ser seguida no período letivo escolar, assim como outros componentes curriculares. Frente a essa discussão nosso estudo apresenta como objetivo geral: identificar e analisar as possibilidades de sistematização dos conteúdos de ensino da educação física na cidade de Alagoa NovaPB. Para tal foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, onde as informações foram obtidas através de uma entrevista semi-estruturada com todos os professores de ensino da cidade. Após toda a discussão feita a respeito dos conteúdos e suas possíveis formas de sistematização fica clara a falta de organização desses conteúdos por parte dos professores, visto que alguns professores restringem seu trabalho apenas ao ensino de esportes tradicionais, como o futsal, que ainda encontra-se predominante na realidade da maioria desses docentes, porém os dados apontam indícios de uma reflexão a respeito da necessidade de melhorar o quadro atual da educação física na escola.
Descrição:
ARAÚJO, L. C. C. de.
A sistematização dos conteúdos ensinados na educação física escolar. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.