Resumo:
O Ciclo PDCA é um método japonês que pode ser utilizado tanto como um método de implantação para novas ideias, quanto para resolução de problemas. Divide-se em quatros etapas, a saber: planejar, executar, checar e corrigir. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de planejamento didático-metodológico desenvolvido pelos monitores de geografia no âmbito do cursinho Pró-Enem da UEPB. A pesquisa justifica-se enquanto instrumento de reflexão acerca da prática docente em geografia, tendo como perspectiva as abordagens dos conteúdos geográficos voltadas ao Enem, bem como a reflexão acerca da práxis e da formação de professores nessa área do conhecimento. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa e utilizou-se de questionários como instrumento de obtenção de dados. Aportamo-nos em obras que discutem acerca de planejamento estratégico e práticas pedagógicas no ensino de Geografia, além de trabalhos que abordam métodos a partir da perspectiva do Enem. Foi possível identificar as contribuições de um planejamento de aula e os reflexos que tal ferramenta apresenta na compreensão e na assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, uma vez que uma aula bem estruturada é um importante caminho para a construção de um conhecimento geográfico menos abstrato e bem mais significativo para os estudantes.
Descrição:
SILVA, S. P. Plan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficos. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.