UEPB - Repositório Digital

Plan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Samuel Pereira da
dc.date.accessioned 2022-01-05T22:48:21Z
dc.date.available 2022-01-05T22:48:21Z
dc.date.issued 2021-10-13
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25416
dc.description SILVA, S. P. Plan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficos. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O Ciclo PDCA é um método japonês que pode ser utilizado tanto como um método de implantação para novas ideias, quanto para resolução de problemas. Divide-se em quatros etapas, a saber: planejar, executar, checar e corrigir. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de planejamento didático-metodológico desenvolvido pelos monitores de geografia no âmbito do cursinho Pró-Enem da UEPB. A pesquisa justifica-se enquanto instrumento de reflexão acerca da prática docente em geografia, tendo como perspectiva as abordagens dos conteúdos geográficos voltadas ao Enem, bem como a reflexão acerca da práxis e da formação de professores nessa área do conhecimento. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa e utilizou-se de questionários como instrumento de obtenção de dados. Aportamo-nos em obras que discutem acerca de planejamento estratégico e práticas pedagógicas no ensino de Geografia, além de trabalhos que abordam métodos a partir da perspectiva do Enem. Foi possível identificar as contribuições de um planejamento de aula e os reflexos que tal ferramenta apresenta na compreensão e na assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, uma vez que uma aula bem estruturada é um importante caminho para a construção de um conhecimento geográfico menos abstrato e bem mais significativo para os estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jonas Marques da Penha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cursinho pt_BR
dc.subject Ciclo PDCA pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title Plan, Do, Check e Action - PDCA na perspectiva do Pró-Enem: uma proposta de planejamento para os estudos geográficos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta