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Um estudo etnomatemático: Reflexão sobre a prática da produção artesanal do queijo de coalho

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dc.contributor.author Brito, Antônio Diones de
dc.date.accessioned 2022-01-17T12:07:24Z
dc.date.available 2022-01-17T12:07:24Z
dc.date.issued 2020-02-27
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25435
dc.description BRITO, Antônio Diones de. Um estudo etnomatemático: Reflexão sobre a prática da produção artesanal do queijo de coalho. 2020. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Considerando as diversas organizações sócio-históricas, políticas, econômicas e culturais e a expansão dos estudos e pesquisas que as perfilam, a investigação proposta neste trabalho foi selecionada desse extenso e complexo campo de aglomerações da atividade humana, mas estritamente margeada à especificidade social campesina. Assim, estruturada numa abordagem de natureza qualitativa e fundamentada nos conceitos e princípios etnomatemáticos, nossa pesquisa limitou-se a responder o seguinte problema: quais os saberes matemáticos existentes na produção artesanal do queijo de coalho? Para obter essa resposta, objetivamos investigar as práticas matemáticas desenvolvidas e utilizadas por três produtores rurais do município de Gado Bravo – PB na produção do referido queijo, procurando conhecer e compreender como os praticantes dessa cultura, mesmo com pouca ou nenhuma escolaridade, usufruem da matemática no exercício de sua profissão. Assim como, refletir sobre a importância desse conhecimento e da Educação do Campo para valorização dos saberes e das vivências no cotidiano desses produtores. Além disso, verificar a existência de elementos que possibilitem construir representações e problematizações matemáticas. Para aproximarmos do objeto de estudo particionamos a metodologia utilizada em três momentos: a princípio, focamos em estudos científicos que prezam dinâmicas de aproximação e articulação dos saberes culturais aos saberes acadêmicos, como também das manifestações e organizações fluentes ao universo campesino. O segundo momento, dedicamos à exploração do campo de pesquisa com a realização de entrevistas, registro de fotografias e anotações do campo visual e perceptivo, ao passo que assistíamos o processo de confecção do produto. No último momento, alimentamos nossa pesquisa com a análise dos dados obtidos na fase anterior à luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os produtores do queijo de coalho exercem suas atividades usufruindo de uma diversidade de conhecimentos matemáticos que decorrem de duas modalidades sistemáticas: as convencionais e as não-convencionais. Apesar da não intencionalidade, essa pesquisa também revela os aspectos das transformações sociais e de causas naturais e ambientais que colocam sob intensos desafios a existência dos produtores. Finalizamos acreditando que este trabalho possui singelas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem da matemática, inclusive interdisciplinarmente que abre uma gama de possibilidades para investigações nessa e em outras áreas do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.title Um estudo etnomatemático: Reflexão sobre a prática da produção artesanal do queijo de coalho pt_BR
dc.type Other pt_BR


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