Resumo:
O ser humano em todas as fases de sua vida está sempre buscando, descobrindo e aprendendo coisas novas, em junção da natação com a ludicidade, as necessidades de executar representações são supridas, deixando de executar ações oriundas apenas de repetições e tornando-se prazeroso para a criança. Dessa forma, objetivou-se fazer uma revisão integrativa sobre a ludicidade na natação/meio aquático em crianças, focando na importância de investigar o desenvolvimento motor. Foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados entre os anos de 2011 a 2021, localizados por meio de pesquisa por palavras-chave, sendo elas, aprendizagem END ludicidade END natação infantil END estimulação aquática, pesquisado nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, PubMed e Lilacs. Ao analisar as bases de dados com a utilização das palavras-chave, foram obtidos 299 artigos para leitura e selecionados 7 artigos a partir dos critérios de inclusão. Com os artigos selecionados, pode-se observar a importância de metodologias ativas, tendo uma maior participação do aluno, no caso, a utilização de atividades lúdicas em meio aquático, onde ele está ativamente envolvido, promovendo um processo de aprendizagem de socialização e no desenvolvimento motor. Dessa forma, concluí que a ludicidade não se limita apenas aos jogos e brinquedos, mas a atividades que proporcionem prazer, onde a ludicidade é uma ferramenta construtiva no meio aquático que favorece além do desenvolvimento da criança, o aprendizado, o estimulo e satisfação a pratica do esporte.
Descrição:
BARBOSA, Laís da Silva. Ludicidade na natação infantil: uma revisão integrativa. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.