Resumo:
O presente trabalho objetivou analisar as concepções dos professores sobre os objetivos
do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, assim como seus
reflexos no fazer pedagógico, confrontando com documentos que regulamentam o
mesmo. Para tanto, lançamos mão de um estudo de abordagem qualitativa, buscando
contribuir na compreensão de aspectos relevantes para a (re) construção do processo de
ensino em Ciências. Para realização do levantamento dos dados, foi aplicado um
questionário com os professores da Rede Pública e da Rede Privada de ensino, com
intuito de obter informações referentes ao sexo, faixa etária, tempo de magistério, a
formação acadêmica dos docentes, nível de titulação, séries em que atuam, avaliação
que fazem da importância do ensino de Ciências nas cinco séries iniciais do Ensino
Fundamental, fundamentação metodológica de sua práxis e vinculação desta com o que
está posto nos PCNs para o Ensino Fundamental. O conteúdo do questionário revelou
que 89% dos entrevistados eram do sexo feminino, com média de idade de 38,8 anos
para o ensino público e no ensino particular ficou média de 29,8 anos; o tempo em
exercício no magistério no setor público apresentou um quadro de professores de 66%
lecionando a mais de 10 anos e no setor privado encontrou-se 57% lecionando entre 5 e
10 anos; quanto ao questionamento sobre a formação universitária 100% são de
pedagogos; quando indagados sobre qual seria a importância do ensino de Ciências,
62% dos professores responderam que o ensino de Ciências se mostra importante por
levar o estudante a conhecer o meio no qual vive, compreendendo melhor
principalmente o meio ambiente e o corpo humano; observa-se que 64% dos professores
consideram os PCNs como um instrumento norteador a fim de oferecer suporte a
elaboração das aulas; quando questionados sobre a importância do planejamento das
aulas 24% dos professores afirmam auxiliar na organização didática da aula; dentre as
dificuldades apresentadas 37% da amostra consideram a falta de recursos didáticopedagógicos
como principal dificuldade a ser enfrentada na exposição dos conteúdos
para os alunos e, 37% dos professores procuram desenvolver trabalhos de pesquisa e
projetos a fim de auxiliar na construção do conhecimento em Ciências. Essa pesquisa
abre espaço para mais investigações sobre o Ensino de Ciências, deixando em aberto um
grande número de possibilidades a serem estudadas.
Descrição:
GOMES, A. R. de A. N. O ensino de ciências nas séries iniciais do fundamental: reflexões sobre o fazer pedagógico na cidade de
Campina Grande - PB. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.