UEPB - Repositório Digital

O ensino de ciências nas séries iniciais do fundamental: reflexões sobre o fazer pedagógico na cidade de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Amanda Ricelli de Almeida Nunes
dc.date.accessioned 2013-11-26T17:41:09Z
dc.date.available 2013-11-26T17:41:09Z
dc.date.issued 2013-11-26
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2546
dc.description GOMES, A. R. de A. N. O ensino de ciências nas séries iniciais do fundamental: reflexões sobre o fazer pedagógico na cidade de Campina Grande - PB. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetivou analisar as concepções dos professores sobre os objetivos do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, assim como seus reflexos no fazer pedagógico, confrontando com documentos que regulamentam o mesmo. Para tanto, lançamos mão de um estudo de abordagem qualitativa, buscando contribuir na compreensão de aspectos relevantes para a (re) construção do processo de ensino em Ciências. Para realização do levantamento dos dados, foi aplicado um questionário com os professores da Rede Pública e da Rede Privada de ensino, com intuito de obter informações referentes ao sexo, faixa etária, tempo de magistério, a formação acadêmica dos docentes, nível de titulação, séries em que atuam, avaliação que fazem da importância do ensino de Ciências nas cinco séries iniciais do Ensino Fundamental, fundamentação metodológica de sua práxis e vinculação desta com o que está posto nos PCNs para o Ensino Fundamental. O conteúdo do questionário revelou que 89% dos entrevistados eram do sexo feminino, com média de idade de 38,8 anos para o ensino público e no ensino particular ficou média de 29,8 anos; o tempo em exercício no magistério no setor público apresentou um quadro de professores de 66% lecionando a mais de 10 anos e no setor privado encontrou-se 57% lecionando entre 5 e 10 anos; quanto ao questionamento sobre a formação universitária 100% são de pedagogos; quando indagados sobre qual seria a importância do ensino de Ciências, 62% dos professores responderam que o ensino de Ciências se mostra importante por levar o estudante a conhecer o meio no qual vive, compreendendo melhor principalmente o meio ambiente e o corpo humano; observa-se que 64% dos professores consideram os PCNs como um instrumento norteador a fim de oferecer suporte a elaboração das aulas; quando questionados sobre a importância do planejamento das aulas 24% dos professores afirmam auxiliar na organização didática da aula; dentre as dificuldades apresentadas 37% da amostra consideram a falta de recursos didáticopedagógicos como principal dificuldade a ser enfrentada na exposição dos conteúdos para os alunos e, 37% dos professores procuram desenvolver trabalhos de pesquisa e projetos a fim de auxiliar na construção do conhecimento em Ciências. Essa pesquisa abre espaço para mais investigações sobre o Ensino de Ciências, deixando em aberto um grande número de possibilidades a serem estudadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cibelle Flavia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title O ensino de ciências nas séries iniciais do fundamental: reflexões sobre o fazer pedagógico na cidade de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta