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A natação é uma das modalidades esportivas conhecida por proporcionar a
seus praticantes uma extensa variedade de benefícios, sejam físicos,
cognitivos, sociais e afetivos. A busca pela modalidade muito se objetiva ao fato
do aprender a nadar, de tratamentos de doenças respiratórias, da reeducação
postural e da segurança em ambientes aquáticos. Fugindo do padrão de aulas
sistematizadas para o ensino dos quatro estilos, compreendemos a importância
de proporcionar aos alunos, momentos de prazer, através de vivências lúdicas
que estimulem o aprendizado em sua totalidade. Mesmo sendo um esporte
muito procurado pelos seus inúmeros benefícios, nos deparamos com um dos
cenários que existem no Brasil, onde os afogamentos se constituem enquanto
uma das principais causas de acidentes e óbitos entre o público infantil e
adolescente. Por isso, a prática educativa entendida enquanto processo que
está indissociado da realidade concreta em que está inserido, permite lançar a
problemática: como as aulas de natação podem contribuir para mudar esse
trágico contexto? Nesse sentido, o objetivo deste estudo é demonstrar a
relevância da temática da segurança aquática nas aulas de natação infantil.
Para isso, escolhemos o relato de experiência para descrever e discutir o
percurso realizado durante as aulas de natação que ocorreram ao longo do mês
de novembro de 2019, quando se promoveu o Mês Nacional de Segurança
Aquática, em oito turmas com crianças de faixa etária situada dos 4 aos 12
anos. |
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