Resumo:
Este trabalho tem como objetivo, além de abordar a vivência no estágio supervisionado desenvolvido em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, localizada em Campina Grande/PB, bairro Monte Santo, ressaltar a importância dos recursos didáticos em sala de aula. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizado o uso de recursos que viabilizassem a interação dos alunos, despertando o interesse pelas aulas, tais como jogo de perguntas e respostas (Quiz), confecção de mural por meio do uso de imagens e pesquisas na internet, aulas expositivas e dialogadas utilizando o Datashow. Para realização dessa pesquisa, inicialmente foi desenvolvido um estudo de revisão bibliográfica para descrever as teorias metodológicas e a utilização dos recursos didáticos para a Geografia e para a compreensão que elevam a qualidade do ensino geográfico. Recorreu-se, também, a aplicação de um questionário diagnostico, como forma de buscar compreender a realidade da turma alvo da pesquisa e, com isso, traçar quais os possíveis recursos didáticos poderiam ser utilizados em sala de aula. Observou-se que a utilização de tais recursos contribuiu para um envolvimento maior da turma, resultando em uma maior participação dos alunos nas discussões desenvolvidas o que corroborou, consequentemente, no aprendizado destes. Pelo exposto, pode-se dizer que o estágio supervisionado é uma etapa imprescindível para a formação docente, uma vez que é possível aliar teoria e prática por meio da vivência no ambiente escolar, bem como da regência.
Descrição:
RODRIGUES, P. A. O estágio supervisionado em geografia e sua importância na formação docente: vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PB. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.