UEPB - Repositório Digital

O Estágio Supervisionado em Geografia e sua importância na formação docente:Vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Pedro Alves
dc.date.accessioned 2022-01-21T23:03:25Z
dc.date.available 2022-01-21T23:03:25Z
dc.date.issued 2021-06-11
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25467
dc.description RODRIGUES, P. A. O estágio supervisionado em geografia e sua importância na formação docente: vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PB. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo, além de abordar a vivência no estágio supervisionado desenvolvido em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, localizada em Campina Grande/PB, bairro Monte Santo, ressaltar a importância dos recursos didáticos em sala de aula. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizado o uso de recursos que viabilizassem a interação dos alunos, despertando o interesse pelas aulas, tais como jogo de perguntas e respostas (Quiz), confecção de mural por meio do uso de imagens e pesquisas na internet, aulas expositivas e dialogadas utilizando o Datashow. Para realização dessa pesquisa, inicialmente foi desenvolvido um estudo de revisão bibliográfica para descrever as teorias metodológicas e a utilização dos recursos didáticos para a Geografia e para a compreensão que elevam a qualidade do ensino geográfico. Recorreu-se, também, a aplicação de um questionário diagnostico, como forma de buscar compreender a realidade da turma alvo da pesquisa e, com isso, traçar quais os possíveis recursos didáticos poderiam ser utilizados em sala de aula. Observou-se que a utilização de tais recursos contribuiu para um envolvimento maior da turma, resultando em uma maior participação dos alunos nas discussões desenvolvidas o que corroborou, consequentemente, no aprendizado destes. Pelo exposto, pode-se dizer que o estágio supervisionado é uma etapa imprescindível para a formação docente, uma vez que é possível aliar teoria e prática por meio da vivência no ambiente escolar, bem como da regência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title O Estágio Supervisionado em Geografia e sua importância na formação docente:Vivências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Monte Santo, Campina Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta