Resumo:
O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica de abordagem qualitativa e tem como objetivo central apresentar essa proposta em forma de projeto proporcionando aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Salomé de Almeida, localizada no Município de Livramento-PB um maior aprofundamento sobre o bioma Caatinga e suas potencialidades levando-os a conhecer e identificar a vegetação da caatinga, bioma no qual os mesmos estão inseridos. Partimos do princípio que ao expandir o conhecimento sobre esse bioma, os alunos possam desenvolver ações e práticas para preservação do mesmo. Nosso trabalho de pesquisa discorre sobre o Ensino de Geografia e suas contribuições acerca do bioma Caatinga, bem como o estudo da caatinga reunindo teoria e prática. Para o desenvolvimento desse trabalho tivemos como referências, contribuições de autores como Aziz Ab’Saber (2003), Araujo e Ruffo (2016), Souto e Souto (2016), Gouveia & Lima (2016), Teixeira (2016), entre outros. Por fim, trazemos algumas considerações a respeito do que esperamos com a aplicação desse projeto, sempre dando ênfase a necessidade de o aluno inserido no domínio da Caatinga deva estar acrescendo seu conhecimento sobre o bioma, já que é parte integrante do mesmo. Dessa forma, esperamos poder contribuir para uma maior construção da informação sobre o bioma, como também proporcionar oportunidades para que a escola possa através do seu potencial de alcance, tornar-se também um agente multiplicador do conhecimento e da consciência preservacionista sobre a caatinga, suas potencialidades e importância.
Descrição:
AURELIO, J. F. da S. Desbravando a caatinga: uma proposta metodológica para o ensino de geografia nos anos finais do fundamental e no ensino médio. 2021. 30 f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.