UEPB - Repositório Digital

Desbravando a caatinga: uma proposta metodológica para o ensino de geografia nos anos finais do fundamental e no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aurelio, José Flávio da Silva
dc.date.accessioned 2022-01-21T23:13:07Z
dc.date.available 2022-01-21T23:13:07Z
dc.date.issued 2021-08-16
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25470
dc.description AURELIO, J. F. da S. Desbravando a caatinga: uma proposta metodológica para o ensino de geografia nos anos finais do fundamental e no ensino médio. 2021. 30 f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica de abordagem qualitativa e tem como objetivo central apresentar essa proposta em forma de projeto proporcionando aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Salomé de Almeida, localizada no Município de Livramento-PB um maior aprofundamento sobre o bioma Caatinga e suas potencialidades levando-os a conhecer e identificar a vegetação da caatinga, bioma no qual os mesmos estão inseridos. Partimos do princípio que ao expandir o conhecimento sobre esse bioma, os alunos possam desenvolver ações e práticas para preservação do mesmo. Nosso trabalho de pesquisa discorre sobre o Ensino de Geografia e suas contribuições acerca do bioma Caatinga, bem como o estudo da caatinga reunindo teoria e prática. Para o desenvolvimento desse trabalho tivemos como referências, contribuições de autores como Aziz Ab’Saber (2003), Araujo e Ruffo (2016), Souto e Souto (2016), Gouveia & Lima (2016), Teixeira (2016), entre outros. Por fim, trazemos algumas considerações a respeito do que esperamos com a aplicação desse projeto, sempre dando ênfase a necessidade de o aluno inserido no domínio da Caatinga deva estar acrescendo seu conhecimento sobre o bioma, já que é parte integrante do mesmo. Dessa forma, esperamos poder contribuir para uma maior construção da informação sobre o bioma, como também proporcionar oportunidades para que a escola possa através do seu potencial de alcance, tornar-se também um agente multiplicador do conhecimento e da consciência preservacionista sobre a caatinga, suas potencialidades e importância. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Antonio Albuquerque da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Bioma pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Vegetação pt_BR
dc.title Desbravando a caatinga: uma proposta metodológica para o ensino de geografia nos anos finais do fundamental e no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta