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A Educação Infantil é uma etapa crucial para o desenvolvimento da criança, sendo
marcada como a primeira fase da Educação Básica, e por isso é considerada
primordial, por proporcionar os fundamentos essenciais para as outras fases de
escolaridade. O desenvolvimento motor na Educação Infantil se apresenta como
agente de socialização e de aprendizagem, por ser um processo global que envolve
todo o desenvolvimento humano. Onde sua falta, pode afetar o desenvolvimento das
crianças que estão iniciando a vida escolar. Diante do exposto, essa revisão buscou
investigar e discutir o desenvolvimento motor em crianças pré-escolares, assim
como a presença do professor de Educação Física pode influenciar no
desenvolvimento motor, cognitivo e social desses indivíduos. O estudo em questão
foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros,
adotando uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, visando
investigar de maneira critica acerca da importância do professor de Educação Física
no desenvolvimento motor de escolares do ensino infantil, onde buscou-se estudos
que abordassem as contribuições do professor de Educação Física na Educação
Infantil, as contribuições da psicomotricidade no desenvolvimento dos alunos, assim
como as possíveis relações da motricidade com a aprendizagem das crianças.
Sendo assim, realizou-se a busca de artigos da língua portuguesa e inglesa,
publicados no período de 19 anos (2001-2020), nas bases de dados Google
Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e periódicos CAPES no período de
setembro de 2020 a março de 2021. Foram encontrados 1096 artigos, onde após a
aplicação dos critérios de exclusão e realização de uma leitura explicativa do título e
resumo, foram selecionados manualmente 30 artigos para leitura do texto na integra.
Após a leitura completa destes foi detectado que 03 artigos tinham referencias
duplicadas e 08 não atendiam aos critérios de inclusão do presente estudo,
representando assim a eliminação de 11 artigos, com isso, ficaram 19 artigos para
construção da temática proposta. Diante da realização da pesquisa foi possível
constatar que a Educação Física na Educação Infantil é alvo de muitos debates e
reflexões, no entanto, ainda é pequeno o índice de produções teóricas, isto é,
pesquisas e estudos que contribuam para a valorização e reconhecimento da
importância e diferenças significativas que a presença do professor de Educação
Física possui nas aulas dessa disciplina. Portanto, quando inserido na Educação
Infantil, pode proporcionar aos alunos um melhor desenvolvimento motor, auxiliando
cada vez mais no crescimento dos mesmos, ao utilizar-se dos conhecimentos
específicos da área para desenvolver as atividades lúdicas, por isso, acredita-se que
essa função, não deva ser exercida sem a formação adequada na área. |
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