UEPB - Repositório Digital

Ciência e arte no contexto do ensino: concepções de professores de física e de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Raquel Luana Cavalcanti
dc.date.accessioned 2013-11-26T17:42:13Z
dc.date.available 2013-11-26T17:42:13Z
dc.date.issued 2013-11-26
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2549
dc.description FERREIRA, R. L. C. Ciência e arte no contexto do ensino: concepções de professores de física e de literatura. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract São evidentes as diferenças entre o discurso didático preocupado com o ensino e a aprendizagem e o discurso científico especializado e ocupado com a pesquisa. Embora haja pontos de convergência, a especificidade dos objetivos aponta para horizontes distintos. Enquanto as Ciências Naturais, focando aqui a Física, lança mão de alguns tipos de técnicas, metodologias e linguagens especializadas, sobretudo, a linguagem matemática, pressuposto fundamental para sustentação de seus argumentos, a comunicação didática da ciência terá que prescindir de parte desse formalismo para apoiar-se em outras linguagens e, a partir de imagens e modelos, recriar os conceitos dessa ciência, de modo a reencontrar o senso comum do qual foi obrigada a se afastar. Parte desse recurso do qual o ensino das Ciências lança mão é próprio da Literatura e das Artes e, embora muitos cientistas não compartilhem com essa visão, é necessário reconhecer a importância de outras linguagens nos processos de comunicação da ciência. Neste trabalho procuramos identificar e discutir as opiniões de professores de Física e de Literatura de duas Universidades públicas paraibanas sobre as possibilidades e limitações de uma possível aproximação entre Ciência e Arte no contexto do ensino de Ciências. Para tanto, esses foram entrevistados através de uma entrevista semiestruturada; onde percebeu-se, que apesar dos entrevistados concordarem com a aproximação entre esses dois ramos, houve uma espécie de precaução por parte da maioria, mas, em contrapartida, compreende-se a necessidade de humanizar a ciência, e por isso o porquê da utilização de outras linguagens para a comunicação pública da mesma. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcelo Gomes Germano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Ciência pt_BR
dc.subject Comunicação Pública da Ciência pt_BR
dc.title Ciência e arte no contexto do ensino: concepções de professores de física e de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta