Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar de que forma a convivência cotidiana de mulheres idosas
do Grupo de Convivência Clube de Mães, influência nos saberes, na saúde mental e no
envelhecimento saudável. Como suporte teórico-metodológico temos os autores (BODSTEIN;
LIMA; BARROS, 2014; ERIK ERIKSON, 1998; FALCÃO & BUCHER-MALUSCHKE,
2010; MENDES, 2012; OLIVEIRA, 2012; FREIRE, 1997; SILVEIRA, 2002; MORIN, 2000;
JIMENEZ, MELENDEZ e ALBERS, 2012) que tratam da questão do envelhecimento e suas
demandas socioculturais. A pesquisa enfatizou encontros com mulheres idosas motivadas pela
discussão individual e coletiva de atividades temáticas, a observação participante e o partilhar
de histórias e experiências de vida. Observamos em suas falas que as discussões temáticas
(Contagem de histórias, autoimagem, respeito entre as gerações) influenciaram positivamente
na autoestima ao afirmarem suas subjetividades relacionadas ao envelhecimento. Ao
participarem destas atividades gestaram relatos de vida que influenciaram a saúde mental, a
valorização dos sentimentos de pertencimento e ao conhecimento das aprendizagens afetivo emocionais. As mulheres idosas sentiram-se mais capacitadas para enxergarem a velhice de
forma mais ativa, reencontrando-se com suas qualidades afetivas, habilidades cognitivas,
experiências de vida, valorizando suas subjetividades nesta etapa de envelhecimento e
aprendizagem continuada.
Descrição:
NOBREGA, J. S. M. Mulheres idosas no clube de mães: buscando aprendizagens, adquirindo saberes. 2020. 32 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.