Resumo:
O presente estudo tem como objetivo compreender o processo de transmissão do conhecimento nas aulas de Educação Física da rede municipal de Areia-PB, durante a pandemia da COVID-19 e os impactos na aprendizagem dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem se transformou com o distanciamento social impossibilitando o contato físico com os estudantes em uma sala de aula presencial. Diante disso, procuramos aprofundar a compressão sobre a organização do trabalho docente nesse período remoto e refletir sobre os métodos de ensino utilizados pelos professores e os possíveis impactos na aprendizagem dos estudantes. A metodologia utilizada neste estudo foi do tipo pesquisa de campo, de análise qualitativa, de caráter exploratório, a amostra foi constituída por professores de Educação Física que atuam nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Areia – PB. Na coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, enviado via Google Forms constituído por 10 perguntas, seguido de uma entrevista por meio da plataforma Zoom Meetings. A população foi composta por 4 (quatro) professores da Rede Municipal, o que compõe a totalidade dos professores de Educação Física do município. Os dados foram sistematizados a partir da técnica de análise de Bardin (2016), e organizados por seções de estudos assim distribuídos: conteúdos da Educação Física selecionados pelos professores; forma didática dos professores durante a pandemia da COVID-19 e dificuldades enfrentadas pelos professores na transmissão dos conteúdos da Educação Física para o destinatário. Os resultados encontrados apontaram que os conteúdos selecionados pelos professores foram reduzidos e buscaram ser de fácil compreensão; as formas e as estratégias de ensino foram reformuladas, destacando assim adaptações de atividades para o contexto de ensino remoto; a infraestrutura das residências e a dinâmica familiar, bem como, a falta de um ambiente adequado, têm impactado a aprendizagem, sobretudo se pensarmos na assimilação de conhecimentos para os discentes. Pode-se concluir que os professores de Educação Física que atuam no Município de Areia-PB enfrentaram sérios desafios relacionados à transmissão de conhecimento durante a pandemia da COVID-19 e que ensino remoto resultou em mudanças significativas na relação entre ensino e aprendizagem, em que a maioria dos professores teve que alterar parcial ou totalmente o conteúdo e as formas de ensino para os estudantes.
Descrição:
SANTOS, Fernanda dos. O ensino de conteúdos nas aulas de educação física na cidade de Areia-PB durante a pandemia da COVID-19: avanços e/ou retrocessos. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.