dc.description.abstract |
A partir da necessidade do isolamento social imposto pela pandemia covid-19, as instituições de ensino que eram essencialmente presenciais, tiveram que adequar-se de forma abrupta ao ensino remoto. Com isso, novos embates surgiram para a formação e transmissão do conhecimento. Diante disso, o trabalho ora apresentado teve como objetivo principal compreender o processo da transmissão do conhecimento no curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB durante a pandemia covid-19 nos semestres 2020.2 e 2021.1, bem como seus impactos para a formação de professores do ensino superior. Quanto a metodologia, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo, multi-método quanti-qualitativo, de caráter exploratório. A população e amostra foi composta por 16 professores do curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB, o instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado via google forms. O aporte teórico sustenta-se principalmente em Saviani, (2013) e Galvão, Lavoura e Martins, (2019). O estudo revelou que o ensino remoto acentuou as dificuldades que podem estar presentes na relação ensino-aprendizagem, em que os professores sentem falta do uso dos laboratórios pedagógicos de Educação Física e percebem distrações causadas tanto pela estrutura da residência dos discentes, quanto pela dinâmica familiar. Associados com uma extrema diminuição de interação com os alunos, dificuldades nas avaliações tornam-se também presentes. |
pt_BR |