Resumo:
O presente trabalho pretende discutir a permanência de práticas de ensino tradicionais no
ensino de história bem como refletir a cerca de um fazer pedagógico que emancipe o aluno.
Inquietações referentes a esta temática surgiram ainda na experiência do estágio que se
intensificaram na prática enquanto docente, uma vez que no cotidiano escolar percebemos que
havia por grande parte dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II um desinteresse pelas
aulas de História. A partir desta premissa buscamos identificar que elementos da prática tradicional
no ensino de História ainda se fazem presentes nas salas de aulas e como incidem no alunado.
Pensamos que a prática de ensino que emancipe, estimule a formação crítica, incentive-os a
compreender as histórias de maneira autônoma é o caminho para a transformação no ensino de
História.
Descrição:
Gouveia, L. V. da R. Docilizar ou emancipar: Por uma
reinvenção das práticas tradicionais no ensino de história. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.