UEPB - Repositório Digital

Uma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade psicossocial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Faustino, Mychel Estalone Soares
dc.date.accessioned 2022-01-31T11:50:55Z
dc.date.available 2022-01-31T11:50:55Z
dc.date.issued 2021-11-26
dc.identifier.other CDD 153.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25596
dc.description FAUSTINO, Mychel Estalone Soares. Uma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade Psicossocial. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico aborda a importância da temática do imaginário e do uso da mitocrítica, enquanto método de análise dos mitos no campo literário, no contexto das intervenções da psicologia e da educação. O objetivo desse trabalho foi realizar um apanhado acerca do imaginário a partir de uma mitocrítica de desenhos infantis de 11 crianças na faixa etária entre 09 e 10 anos de idade, oriundas de uma escola da rede pública de Campina Grande PB, com a intenção de evidenciar os benefícios do dar “asas à imaginação”, a partir da produção de imagens como modo de expressão capaz de promover saúde. Os dados utilizados neste trabalho tratam-se de um recorte de uma pesquisa-ação realizada a partir de um projeto de iniciação científica intitulado: “O significado dos contos de fadas para crianças em situação de risco psicossocial da rede pública de Campina Grande–PB” e a metodologia adotada compreende uma pesquisa qualitativa de tipo descritivo-analítico, na qual é realizada a análise dos desenhos destas crianças a partir da mitocrítica de Gilbert Durand e de contribuições de autores como Yves Durand, Carl Jung e Pierre Grimal. Com este trabalho pretendemos colaborar com profissionais na área de psicologia e educação e seus contextos de atuação, oferecendo subsídios na interpretação do imaginário de crianças em contexto de vulnerabilidade social e na construção de práticas transdisciplinares que visem a subjetivação do “capital pensado” dos atores sociais que compõe o espaço escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Gilvan de Melo Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Imaginário pt_BR
dc.subject Mitocrítica pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Vulnerabilidade psicossocial pt_BR
dc.title Uma imagem fala mais que mil palavras: Uma mitocrítica de desenhos de crianças em vulnerabilidade psicossocial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta