Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar a importância da Educação Física escolar na visão dos alunos de ensino fundamental e médio, frente aos principais discursos que legitimam a Educação Física na escola, com o intuito de contribuir com a sua efetivação social e educacional, sendo referência para os professores, com vistas à qualificação do processo de trabalho político e pedagógico da/na escola. Ademais, ressalta a contribuição, para o desenvolvimento de alternativas efetivas e futuras intervenções que busquem construir significados consistentes no que tange à prática pedagógica, fortalecendo a compreensão de que a Educação Física como componente curricular integrante do Projeto Político Pedagógico da escola e de importância singular, assim como os demais componentes do currículo escolar brasileiro. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da seleção e definição do material para a construção do marco teórico, leituras, fichamentos e análise crítica dos textos, encontrados. Concluiu-se que, em grande parte, a Educação Física é vista como um componente curricular muito apreciado pelos alunos, aparecendo sempre nas primeiras colocações entre as disciplinas que mais gostam, porém, não figura nas primeiras posições quanto à importância atribuída pelos mesmos alunos.
Descrição:
TOMAZ, Michel Ruicard Paiva. Educação Física como componente curricular na educação básica. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.