UEPB - Repositório Digital

Museu Vivo da Ciência: Espaço para a aprendizagem do professor de Química em formação inicial e do aluno do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Leandro Soares de
dc.date.accessioned 2022-01-31T13:53:15Z
dc.date.available 2022-01-31T13:53:15Z
dc.date.issued 2021-06-03
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25622
dc.description OLIVEIRA, L. S. de. Museu Vivo da Ciência: Espaço para a aprendizagem do professor de Química em formação inicial e do aluno do ensino fundamental. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente a contextualização no ensino de química vem sendo defendida por pesquisadores da área do ensino de ciências, estes apontam que a contextualização possibilita uma educação voltada para a construção do cidadão e posteriormente a aprendizagem significativa dos conceitos científicos discutidos nos espaços educacionais não-formais de ensino. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta de ensino através da experimentação como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de reações químicas na perspectiva do enfoque CTSA, avaliada por alunos do Curso de Licenciatura em Química, monitores de um projeto realizado em um espaço não formal de ensino. A pesquisa foi realizada no Museu Vivo da Ciência ‘Lynaldo Cavalcanti’ na Cidade de Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram quatro (04) monitores, estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliação do ensino de química e da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelos professores em formação inicial e apresenta potencial para despertar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, estímulo e interesse pelo estudo da química e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Atuação profissional pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação não-formal pt_BR
dc.title Museu Vivo da Ciência: Espaço para a aprendizagem do professor de Química em formação inicial e do aluno do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta