Resumo:
Nosso trabalho de TCC teve como objetivo abordar o ensino e aprendizagem sobre frações na
educação básica e o uso do Jogo Dominó de Frações. Além destes, apresentamos uma proposta
didática a vir a auxiliar o professor de Matemática que queira utilizar tal jogo em sala de aula.
O uso de jogos como recurso didático na educação matemática aproxima os alunos do
conhecimento, proporcionando assim um ambiente que prioriza a investigação e a
problematização de conceitos por meio de uma comunicação, utilizando a troca de ideias e da
socialização do pensamento. Como o trabalho foi elaborado e finalizado durante a pandemia do
novo coronavírus, não foi possível por nós a aplicação da proposta didática sugerida em sala de
aula. Desta forma, esperamos que o nosso TCC sirva de apoio para professores que já atuam e
também para futuros professores. Sabemos que cada turma tem suas particularidades e
dificuldades de compreensão ao assunto. O professor que, por ventura, utilizar nosso TCC como
sugestão, responderá as seguintes perguntas: quais são as dificuldades que o professor pode
encontrar ao aplicar o Jogo Dominó de Frações em diferentes turmas? quais seriam as
adaptações necessárias para que o jogo supra as necessidades da turma? Tais perguntas
sugeridas são as mesmas que, se possivelmente pudermos aplicar nossa proposta didática de
forma presencial, buscaremos respondê-las.
Descrição:
SILVA, Denize Pereira da. O jogo dominó de frações no ensino e aprendizagem Matemática. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.