Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores percebem a importância da metodologia de resolução de problemas nas aulas de matemática. Vemos como alternativa a resolução de problemas, pois acreditamos que no processo ensino aprendizagem, a mesma constrói alternativa na qual ajudará os alunos na construção de conhecimentos matemáticos, estimulando os mesmos na busca pela aprendizagem e pela sua autoconfiança, para isso foi necessário um levantamento sobre o que outros autores já produziram a respeito do tema, além disso, a realização de uma pesquisa bibliográfica a fim de reconhecer as concepções de estudiosos desta área. Sendo também realizada uma pesquisa através de um questionário para coleta e análise de dados, na qual optamos pela abordagem norteada qualitativa descritiva de cunho interpretativo, onde foi desenvolvido com professores de duas escolas públicas da cidade de São Vicente do Seridó-PB . Como resultados, consideramos que a resolução de problemas tem uma grande contribuição no processo ensino aprendizagem, pois se trata de um método eficiente de se ensinar matemática.
Descrição:
SOUTO, Dayse Maria Xavier. A resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem de matemática. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.