UEPB - Repositório Digital

Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais no contexto da pandemia do Covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author França, Joseilton Franco
dc.date.accessioned 2022-02-01T12:09:20Z
dc.date.available 2022-02-01T12:09:20Z
dc.date.issued 2021-06-11
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25652
dc.description FRANÇA, Joseilton Franco. Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais no contexto da pandemia do Covid-19. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A disciplina de Química na educação básica é considerada um grande desafio para professores e alunos, os métodos pedagógicos tradicionais de ensino, resulta no desestímulo dos alunos com a disciplina. A contextualização das aulas com temas relacionado ao cotidiano dos alunos é uma importante ferramenta a fim de despertar o interesse dos discentes. Esse trabalho objetivou-se elaborar uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de funções oxigenadas, em ambiente de sala virtual, com base na temática Plantas Medicinais. Participaram da pesquisa 66 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino médio da cidade de Esperança-PB. Todas as atividades foram realizadas de forma virtual e através da plataforma google meet. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. A primeira foi identificar conhecimentos prévios dos alunos em relação as plantas medicinais. A segunda etapa houve a intervenção e aplicação da sequência didática. Na terceira etapa foi realizado uma atividade lúdica na plataforma game “Quizziz”. E por último verificou-se o índice de aprendizagem da metodologia aplicada por meio de questionário. Os resultados mostraram que a utilização de aulas contextualizada para o ensino de Química desperta o interesse e a curiosidade dos discentes e melhora a fixação e o aprendizado em relação ao conteúdo estudado. Conclui-se que a utilização do tema Plantas Medicinais para o ensino de funções oxigenadas, permitiu despertar no estudante o interesse pela disciplina de Química, oferecendo uma aprendizagem mais contextualizada, problematizadora, dialogada e significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria da Conceição de Menezes Torres pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Plantas medicinas pt_BR
dc.subject Funções oxigenadas pt_BR
dc.title Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais no contexto da pandemia do Covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta