Resumo:
O presente trabalho de pesquisa estudou o uso do aplicativo GeoGebra no auxílio para Geometria Espacial como proposta didática nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Voltado para alunos do segundo ano do Ensino Médio, a pergunta que norteou nosso trabalho foi: como deixar o estudo da Geometria Espacial mais motivador e eficaz? De início abordamos as origens da utilização de recursos tecnológicos na educação e em seguida na Matemática. Mostramos que é possível utilizar metodologias criativas nas aulas de Matemática, que não é preciso dar apenas aulas tradicionais. Seguindo o modelo de pensar de Lorenzato, a apresentação da Geometria para o aluno é fundamental para se obter um bom ensino. Mostramos a importância do ver Geometria e não só colocar fórmulas no quadro. O aplicativo GeoGebra tem várias opções para ajudar professores e alunos no ensino – aprendizagem. Com isso, sugerimos uma alteração da metodologia nas aulas de Matemática. Trazemos em nosso trabalho uma proposta didática de quatro encontros em sala de aula tradicional e quatro encontros no Laboratório de Informática, onde alunos utilizam o aplicativo GeoGebra para estudar Geometria Espacial. No quarto encontro em cada ambiente há uma avaliação para que se possa avaliar se o ensino foi mais eficaz, se os alunos gostaram mais de estudar no Laboratório de Informática. Assim, podemos analisar como os alunos reagem à aula de Matemática no Laboratório de Informática.
Descrição:
SILVA, Paulo Ricardo Marques da. O Aplicativo GeoGebra como auxílio na geometria espacial. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.