Resumo:
Incessantemente verificou-se a necessidade de se pesquisar sobre as inúmeras dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Com isso, o presente trabalho buscou investigar sobre a questão da Discalculia em alguns países da América do Sul, externando algumas propostas metodológicas associadas à utilização de recursos tecnológicos, jogos matemáticos e materiais concretos. Desenvolvido na modalidade de pesquisa bibliográfica, no qual se buscou pesquisadores que investigam a Discalculia nos diferentes países da América do Sul, para assim obter reais resultados acerca do conhecimento sobre tal transtorno da aprendizagem. Diante do exposto, as indagações que nortearam nosso trabalho foram: O que é a Discalculia? Como alguns países da América do Sul estão lidando com a Discalculia? Quais estratégias metodológicas podem ser utilizadas como mediação do ensino da Matemática para alunos discalcúlicos? A partir de nossos resultados intensificou-se a necessidade por mais pesquisas no âmbito educacional que relacionem a Discalculia e outros transtornos da aprendizagem às intervenções metodológicas que auxiliem os professores em seu cotidiano escolar. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado o interesse sobre a Discalculia, como também tenha auxiliado discalcúlicos e professores de Matemática a conhecer, diagnosticar e intervir de forma a resultar em uma aprendizagem significativa aos mesmos.
Descrição:
BEZERRA, Islaine Conceição Pereira Bezerra. A questão da Discalculia em alguns países da América do Sul e propostas metodológicas. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.