Resumo:
A evasão no ensino superior vem representando um grande desafio nas universidades de todo país. São vários conceitos para a evasão, mas, essa pesquisa é de caráter qualitativo e foi realizada com o objetivo de compreender a evasão no curso de Licenciatura em Matemática (noturno) da Universidade Estadual da Paraíba, no período entre 2017.1 e 2019.2. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar informações sobre a relação entre reprovações, dificuldades em disciplinas obrigatórias, principalmente nos Cálculos Diferencial e Integral e os altos índices de evasão no curso de Licenciatura em Matemática. Inicialmente, foram feitas coletas com ex-alunos desistentes do período de 2017.1 a 2019.2, e comparados os argumentos dos alunos do 1º a 4º período de 2019.2, para identificar os índices de reprovação nas disciplinas obrigatórias do Curso. Em seguida, técnicas foram usadas como o Google Forms, serviço gratuito para criar formulários online. Nele, pude produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, em escala numérica e gráfica, o que permitiu identificar conjuntos de disciplinas que estão mais relacionadas à evasão. Os resultados sugerem que há necessidade de diminuição das disciplinas que comprometem diretamente na reprovação e evasão, que são os Cálculos Diferencial e Integral, o perfil de aluno em risco de evasão dependendo do grau de exigência das disciplinas por cada período.
Descrição:
SILVA, José Wellington Bezerra. Evasão no curso de Licenciatura em Matemática (noturno) da UEPB de Campina Grande entre 2017.1-2019.2. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.