Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como os multiletramentos podem
contribuir para os processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Assim,
abordaremos os multiletramentos como um fator-chave. Como base teórica utilizada
neste trabalho, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2019), a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e os autores Almeida (1993),
Ramos (1998), Leffa (2000), Freire (2001), Kleiman (2005), Benevides (2007),
Baladeli (2011), Rojo (2012), Santos (2012), Council (2015), Succi (2019), Ferreira
(2020), Silva (2020), Kersch (2021). Nesse contexto, serão discutidos os conceitos
de letramento e multiletramentos e o ensino de língua inglesa no Ensino Médio, que
se justifica devido à falta de interesse de alguns alunos com relação a disciplina,
pois, em muitos casos, os alunos não atribuem sentido ou uma funcionalidade ao
idioma estrangeiro. A partir da problemática citada, alastramos uma proposta com
base nos multiletramentos, contextualizando esse ensino abordado na temática a
partir do cotidiano dos discentes para que possam enxergar funcionalidade na língua
inglesa, facilitando a aprendizagem desses alunos. Abordamos o contexto
pandêmico o qual estamos inseridos e observamos a necessidade de abordar
alguns aspectos do letramento digital, pois sem as plataformas digitais não seria
possível lecionar nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual
buscamos alcançar os objetivos de modo bibliográfico, reunindo autores e discutindo
sobre a temática sugerida, contextualizando as práticas de ensino que exigem dos
professores perfis profissionais abertos às inovações tecnológicas e em constantes
reflexões sobre suas próprias práticas pedagógicas. Confirmamos a importância do
letramento digital para os profissionais de educação e alunos para pensar a prática
de ensino na perspectiva dos multiletramentos. Dessa forma, os alunos podem
atribuir sentido e conceber a língua em sua funcionalidade.
Descrição:
SILVA, E. A. da. A contribuição dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras inglês)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.