UEPB - Repositório Digital

A contribuição dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem de língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Evanieze Araujo da
dc.date.accessioned 2022-02-03T13:05:37Z
dc.date.available 2022-02-03T13:05:37Z
dc.date.issued 2021-12-15
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25676
dc.description SILVA, E. A. da. A contribuição dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras inglês)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como os multiletramentos podem contribuir para os processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Assim, abordaremos os multiletramentos como um fator-chave. Como base teórica utilizada neste trabalho, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2019), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e os autores Almeida (1993), Ramos (1998), Leffa (2000), Freire (2001), Kleiman (2005), Benevides (2007), Baladeli (2011), Rojo (2012), Santos (2012), Council (2015), Succi (2019), Ferreira (2020), Silva (2020), Kersch (2021). Nesse contexto, serão discutidos os conceitos de letramento e multiletramentos e o ensino de língua inglesa no Ensino Médio, que se justifica devido à falta de interesse de alguns alunos com relação a disciplina, pois, em muitos casos, os alunos não atribuem sentido ou uma funcionalidade ao idioma estrangeiro. A partir da problemática citada, alastramos uma proposta com base nos multiletramentos, contextualizando esse ensino abordado na temática a partir do cotidiano dos discentes para que possam enxergar funcionalidade na língua inglesa, facilitando a aprendizagem desses alunos. Abordamos o contexto pandêmico o qual estamos inseridos e observamos a necessidade de abordar alguns aspectos do letramento digital, pois sem as plataformas digitais não seria possível lecionar nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual buscamos alcançar os objetivos de modo bibliográfico, reunindo autores e discutindo sobre a temática sugerida, contextualizando as práticas de ensino que exigem dos professores perfis profissionais abertos às inovações tecnológicas e em constantes reflexões sobre suas próprias práticas pedagógicas. Confirmamos a importância do letramento digital para os profissionais de educação e alunos para pensar a prática de ensino na perspectiva dos multiletramentos. Dessa forma, os alunos podem atribuir sentido e conceber a língua em sua funcionalidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcela Henrique de Freitas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.title A contribuição dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem de língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta