Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação de alunos/as na formação dos educadores do magistério da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, acerca das discussões da Lei 10.639/03, e as mudanças na forma de produzir e conceber o conceito de da história da educação. O estudo pretende dá visibilidade e dizibilidade a importância da cultura afro-brasileira para a formação dos educadores e educandos. Nesta perspectiva, optamos por investigar os caminhos da discussão da negritude em sala de aula, refletidos e construídos pelos educandos/professores sobre a história afro-brasileira..A metodologia da pesquisa foi qualitativa, através do uso de questionários.Como referencial teórico, este estudo contempla os estudos de Bittencourt (2004),Canem (2000), Chartier (1995), Hall (2002), Larrosa (2002ª),Moreira (2001), Passos (2006), Pesavento (2003), Reis (2000),Semprini (1999) e Silva (1999). Os resultados nos permitiram compreender que existe uma ausência da discussão sobre a cultura afro-brasileira entre alunos/as da escola pesquisada, tendo em vista que mesmo ingressando ou concluindo seus curso, eles ainda não têm conhecimento mais amplo da lei e das questões relativas a história e cultura afro-brasileira.
Descrição:
Costa, J. C. L. da. Representações sobre a formação de professor na escola: reflexões a partir da lei 10.639/2003. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.