UEPB - Repositório Digital

Representações sobre a formação de professor na escola: reflexões a partir da lei 10.639/2003

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Joedson Carlos Lucas da
dc.date.accessioned 2013-11-27T17:48:52Z
dc.date.available 2013-11-27T17:48:52Z
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2568
dc.description Costa, J. C. L. da. Representações sobre a formação de professor na escola: reflexões a partir da lei 10.639/2003. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação de alunos/as na formação dos educadores do magistério da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, acerca das discussões da Lei 10.639/03, e as mudanças na forma de produzir e conceber o conceito de da história da educação. O estudo pretende dá visibilidade e dizibilidade a importância da cultura afro-brasileira para a formação dos educadores e educandos. Nesta perspectiva, optamos por investigar os caminhos da discussão da negritude em sala de aula, refletidos e construídos pelos educandos/professores sobre a história afro-brasileira..A metodologia da pesquisa foi qualitativa, através do uso de questionários.Como referencial teórico, este estudo contempla os estudos de Bittencourt (2004),Canem (2000), Chartier (1995), Hall (2002), Larrosa (2002ª),Moreira (2001), Passos (2006), Pesavento (2003), Reis (2000),Semprini (1999) e Silva (1999). Os resultados nos permitiram compreender que existe uma ausência da discussão sobre a cultura afro-brasileira entre alunos/as da escola pesquisada, tendo em vista que mesmo ingressando ou concluindo seus curso, eles ainda não têm conhecimento mais amplo da lei e das questões relativas a história e cultura afro-brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina De Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Cultura Afro-Brasileira pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Representações sobre a formação de professor na escola: reflexões a partir da lei 10.639/2003 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta