UEPB - Repositório Digital

A linguagem matemática na formação de conceitos básicos da cinemática: análise dos livros didáticos utilizados na Licenciatura em Física da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Thalita Alves da
dc.date.accessioned 2022-02-07T11:33:13Z
dc.date.available 2022-02-07T11:33:13Z
dc.date.issued 2021-05-28
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25689
dc.description SILVA, Thalita Alves da. A linguagem matemática na formação de conceitos básicos da cinemática: análise dos livros didáticos utilizados na Licenciatura em Física da UEPB. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho apresenta como principal objetivo a realização de um estudo documental, análise de livros didáticos, acerca de como os materiais instrucionais utilizados nos componentes curriculares introdutórios de Física, influenciam na compreensão e utilização da linguagem matemática para descrever e estruturar conceitos de Física as implicações desses fatores, na compreensão de conceitos por parte dos estudantes, visando à compreensão do papel da linguagem matemática na construção, descrição e entendimento dos conceitos físicos. A metodologia utilizada para realização do estudo foi de natureza qualitativa, realizamos uma análise documental (análise de livros didáticos). A análise foi direcionada especificamente para como os livros didáticos apresentam os conceitos de posição, deslocamento, velocidade e aceleração em movimentos unidimensional e bidimensional e como isso pode influenciar na aprendizagem dos estudantes. Os resultados do estudo nos levam à conclusão que algumas das dificuldades dos estudantes em relação a compreensão dos conceitos de posição, deslocamento, velocidade e aceleração, conceitos básicos para o estudo da Mecânica, podem ser geradas ou reforçadas pela forma com que os livros didáticos apresentam tais conceitos ao abordarem os conteúdos relativos ao estudo dos movimentos uni e bidimensionais. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos para os materiais instrucionais a serem utilizados no ensino de física, tendo como base as relações entre a física e a matemática, à linguagem utilizada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Linguagem matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title A linguagem matemática na formação de conceitos básicos da cinemática: análise dos livros didáticos utilizados na Licenciatura em Física da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta