Resumo:
O presente estudo tem por objetivo de relatar as experiências vivenciadas na Residência Pedagógica, programa desenvolvido pela CAPES. O período de atuação da residência ocorreu do dia 06 de fevereiro de 2019 ao dia 17 de dezembro de 2019. Para chegarmos ao objetivo, foi traçado um plano de ensino baseado na abordagem crítico-superadora e tivemos como foco o desenvolvimento da autonomia e interação social dos alunos do 7º ano H da E.M.E.F. Judith Barbosa de Paula Rego, localizada na cidade de Queimadas-PB. As aulas de Educação Física foram ministradas a partir de conteúdos como esportes coletivos, qualidade de vida e o racismo no esporte. Podemos concluir que a regência de sala que a residência pedagógica nos proporcionou foi uma experiência enriquecedora e influenciará diretamente em todo o exercício da profissão, aperfeiçoando habilidades docentes e ajudando para que no futuro possamos ter um maior discernimento para resoluções em qualquer tipo de cenário que encontremos em nossa atuação profissional como professor de Educação Física.
Descrição:
AGRA, Aron Alves. A Residência pedagógica em uma turma de aceleramento: relato de experiência. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.