Resumo:
A formação de professores de Ciências Biológicas, na concepção de profissional crítico-reflexivo, deve ser uma formação consistente, contínua, que procure desenvolver uma relação dialética ensino-pesquisa, teoria-prática. Trata-se de uma formação crítica e aberta à possibilidade da discussão sobre o papel das ciências na formação geral dos cidadãos. Nesse sentido, as práticas pedagógicas têm um papel fundamental na formação dos Docentes. As atividades tanto de observação e participação, como de intervenção pedagógica, possibilitam ao aluno, em formação, a vivência do ensino-pesquisa no cotidiano escolar, adquirindo informações, conhecimento e habilidades para lidar com os desafios da apreensão lugar-mundo no âmbito escolar. O conhecimento científico a ser ensinado é a primeira condição para que o professor de Ciências Biológicas articule saberes da vida cotidiana dos alunos. O presente trabalho aborda uma experiência interdisciplinar a partir da inter-relação com a temática “Tempo e Clima”. Para a intervenção foram realizadas aulas expositivas e dialogadas, através da análise de textos e fotos. A intervenção objetivou refletir a didática do ensino de ciências biológicas no Colégio Ser Ético. Durante as intervenções, os alunos do Ensino Fundamental se mostraram receptivos, em sua maioria interessados em aprender as temáticas, e propícios ao ensino crítico-reflexivo.
Descrição:
ALMEIDA, Cleandro Alves de. Observação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciências, 2021, 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.