UEPB - Repositório Digital

Observação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Cleandro Alves de
dc.date.accessioned 2022-02-10T12:18:34Z
dc.date.available 2022-02-10T12:18:34Z
dc.date.issued 2021-06-15
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25713
dc.description ALMEIDA, Cleandro Alves de. Observação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciências, 2021, 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A formação de professores de Ciências Biológicas, na concepção de profissional crítico-reflexivo, deve ser uma formação consistente, contínua, que procure desenvolver uma relação dialética ensino-pesquisa, teoria-prática. Trata-se de uma formação crítica e aberta à possibilidade da discussão sobre o papel das ciências na formação geral dos cidadãos. Nesse sentido, as práticas pedagógicas têm um papel fundamental na formação dos Docentes. As atividades tanto de observação e participação, como de intervenção pedagógica, possibilitam ao aluno, em formação, a vivência do ensino-pesquisa no cotidiano escolar, adquirindo informações, conhecimento e habilidades para lidar com os desafios da apreensão lugar-mundo no âmbito escolar. O conhecimento científico a ser ensinado é a primeira condição para que o professor de Ciências Biológicas articule saberes da vida cotidiana dos alunos. O presente trabalho aborda uma experiência interdisciplinar a partir da inter-relação com a temática “Tempo e Clima”. Para a intervenção foram realizadas aulas expositivas e dialogadas, através da análise de textos e fotos. A intervenção objetivou refletir a didática do ensino de ciências biológicas no Colégio Ser Ético. Durante as intervenções, os alunos do Ensino Fundamental se mostraram receptivos, em sua maioria interessados em aprender as temáticas, e propícios ao ensino crítico-reflexivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Esp. Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Meteorologia pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Observação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta