Resumo:
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, o qual foi elaborado
através da vivência de observações e práticas feitas durante a minha atuação nas
atividades de psicomotricidade com crianças autistas, realizadas no Estágio
Supervisionado IV. O trabalho tem como objetivo relatar os conhecimentos
construídos e adquiridos, além de socializar algumas vivências ao longo dessa prática
com crianças acometidas pelo Transtorno do Espectro Autista – TEA que fazem
terapia na clínica Center Kids, localizada na cidade de Campina Grande - PB, e o
papel da Educação Física Adaptada. O conteúdo trabalhado no desenvolvimento
motor e cognitivo das crianças foi a psicomotricidade. Após as atividades, foi possível
observar melhoras referente ao aspecto físico, motor, social e na qualidade de vida.
Conclui-se que, a psicomotricidade contribuiu para o bom desenvolvimento tanto
motor como cognitivo das crianças, atuando de maneira eficaz para as relações
afetivas e sociais. Por fim, para a minha formação como professora de Educação
Física, a experiência de estágio foi enriquecedora, pois me trouxe aperfeiçoamento
de práticas e novos conhecimentos ao mesmo tempo que proporcionava benefícios
psicomotores para as crianças que participaram das atividades.
Descrição:
SILVA, Ismenya Kalyne Cabral da. Educação Física e o desenvolvimento psicomotor de crianças autistas - Relato de experiência. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.