Resumo:
O presente trabalho visa analisar os métodos e metodologias possíveis nas aulas de iniciação à natação, para a faixa etária adulta, mostrando e retificando a possibilidade de aprendizagem nesta fase da vida. Para o profissional de educação física é necessário ter uma preparação teórica e prática e instruir os alunos com um grau de dificuldade de aprendizagem e mesmo com "vícios" e medos adquiridos ao longo de toda uma vida. Este trabalho foi realizado através de uma revisão de literatura de forma narrativa e descritiva, procurando trazer uma atualização e sintetizar o tema estudado. Este trabalho procurou artigos nas bases de dados do Google, SCIELO, e Google Scholar, misturando palavras-chave, selecionando-os de forma qualitativa. A seleção de artigos foi baseada na leitura dos seus títulos e que estavam relacionados com o desenvolvimento humano, iniciação à natação e o processo de aprendizagem. Com a procura destes artigos podemos notar a escassez de trabalhos relacionados com a iniciação à vida adulta em termos de metodologia de ensino, no entanto conseguimos encontrar e sintetizar da melhor forma este processo de aprendizagem pode ser realizado. Em conclusão, para cada iniciação há vários métodos e metodologias de ensino que cada professor quer incluir nas suas aulas que trazem o seu sucesso, é possível que haja desenvolvimento em cada fase do processo de aprendizagem.
Descrição:
LIMA, Fernanda Nicácio. Processo de ensino para iniciantes da natação na fase adulta. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021