dc.description.abstract |
Este estudo propõe discutir as produções sobre Educação Física nas escolas da Zona rural a partir das publicações contidas no portal Periódicos-Capes, entre 2016 e 2020, com objetivo de relacioná-las com as linhas de pesquisas do curso de licenciatura em Educação Física. Por fim, categorizar artigos e publicações, segundo as unidades temáticas da Educação Física presentes na BNCC, no intuito de perceber qual unidade revela mais estudos ao longo desses cinco anos. Esse trabalho se caracteriza como sendo uma pesquisa bibliográfica, tendo sua natureza é classificada como quali-quantitativa. No processo de elaboração desse estudo foram utilizados os processos de uma revisão integrativa da literatura. Iniciada a pesquisa no Periódico-Capes a partir da busca definida como “Educação Física na zona rural” foram apresentadas o número de 2.121 resultados. Quando aplicado o filtro de delimitação entre os anos de 2016 à 2020, essa quantidade reduziu para 1.114 resultados, aplicando os critérios de elegibilidade e de exclusão, foram selecionados 15 estudos, nos quais, a maioria deles tinham relação com temas voltados para a área saúde. As intervenções obtidas, mesmo que em pequena quantidade, corrobora com o pensamento de oportunidades geradas, por meio, de ações do componente curricular Educação Física na Zona Rural. Contudo, são necessárias mais produções que trate do assunto, para que, oportunize aprofundamento de conhecimento sobre essa temática, principalmente, nos cursos de Licenciatura em Educação Física |
pt_BR |