UEPB - Repositório Digital

Capturando polígonos: o concreto, o lúdico e o semiótico no ensino e aprendizagem de geometria

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Vinicius Morais do
dc.date.accessioned 2022-02-14T11:45:42Z
dc.date.available 2022-02-14T11:45:42Z
dc.date.issued 2021-10-13
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25750
dc.description NASCIMENTO, V. M. Capturando polígonos: o concreto, o lúdico e o semiótico no ensino e aprendizagem de geometria. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho consiste em um estudo de caso referente à aplicação de uma Sequência Didática (SD) produzida pelo autor com o objetivo de facilitar o processo de construção do conhecimento e aprimorar o pensamento geométrico dos alunos. A (SD) foi aplicada em uma turma de 8º ano de uma escola particular do município de Patos – na Paraíba – e foi dividida em quatro etapas principais: a primeira etapa foi a aplicação de um diagnóstico para observar o conhecimento prévio dos alunos; na segunda etapa, foram realizadas atividades práticas utilizando materiais manipuláveis como, por exemplo, um Tangram; a terceira etapa foi a aplicação de um jogo chamado Capturando Polígonos; e, por fim, na quarta etapa, foi usada uma avaliação final com questões semelhantes às do diagnóstico preliminar. A análise de dados foi de caráter simultaneamente qualitativo e quantitativo, procurando identificar os aspectos positivos e negativos da SD e comparando resultados do teste diagnóstico e da avaliação final. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Arlandson Matheus Silva Oliiveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizado de Geometria pt_BR
dc.subject Polígonos pt_BR
dc.title Capturando polígonos: o concreto, o lúdico e o semiótico no ensino e aprendizagem de geometria pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta