Resumo:
As temáticas relacionadas ao meio ambiente vem sendo foco de diversas
pesquisas atualmente, uma vez que já se pode observar os danos causados
pela ação do homem no ambiente em que vive, com isso várias alternativas
vêm sendo propostas com intuito de atenuar tais danos, uma dessas
alternativas está relacionada à geração sustentável de energia elétrica, a partir
da utilização de fontes de energia renovável. Essa pesquisa teve como objetivo
propor uma atividade para os estudantes do terceiro ano da modalidade EJA (
Ciclo VI) acerca do uso sustentável de energia elétrica. Na maioria dos casos,
o ensino de Física na EJA é voltado apenas para a resolução de exercícios, na
qual os professores aplicam em suas aulas uma abordagem mais tradicional,
ocasionando uma ‘’desmotivação ‘’ por parte dos estudantes com essa
disciplina. Com a aplicação da proposta, foi possível observar maior
interatividade dos estudantes na aula, bem como um cumprimento eficaz da
atividade proposta, notando que esses alunos viram a importância de se
preservar o meio ambiente.
Descrição:
ARAÚJO, Marcaria Macieli de. Meio Ambiente na sala de aula: Uma proposta didática para o ensino de física com foco na geração sustentável de energia elétrica. 2021. 45f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.