UEPB - Repositório Digital

Atividades remotas: análise do relato de uma atividade didática no processo de ensino do conteúdo de combustão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Kelvia Souza
dc.date.accessioned 2022-02-14T13:21:35Z
dc.date.available 2022-02-14T13:21:35Z
dc.date.issued 2021-07-20
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25759
dc.description SANTOS, Kelvia Souza. Atividades Remotas: Análise do relato de uma atividade didática no processo de ensino do conteúdo de combustão. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O fenômeno da combustão foi descoberto e estudado pelo homem há muito tempo, mas considerando a combustão em seus aspectos químicos é necessária uma sequência de estudos e avaliações científicas. A pandemia COVID-19 afetou a Educação Brasileira fazendo com que a mesma adotasse meios para que fossem reduzidos os impactos na aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo geral avaliar uma proposta aplicada a estudantes de terceira série do ensino médio na modalidade de Ensino Remoto Emergencial com a inserção da experimentação demonstrativa remota para o conteúdo de combustão. É uma pesquisa qualitativa na qual foi planejada e executada focando em avaliar a aprendizagem etapas de forma individual. Através dos resultados obtidos foi possível identificar através de questionário quais etapas não foram tão eficazes na aprendizagem e quais apresentaram bons resultados. A experimentação demonstrativa na qual foi produzida e gravada na própria escola sobre queima de combustíveis automotivos e sequencialmente expostas aos estudantes através do YouTube além de ter apresentado resultados satisfatórios na aprendizagem segundo os participantes, possibilita uma interação e estímulo para assistir às aulas na modalidade remota. Com o desenvolvimento desse trabalho foi possível ressaltar a importância que tem o docente analisar sua metodologia didática, pois permite que o próprio identifique suas limitações e ajuste sua proposta didática para ofertar ao estudante uma aprendizagem cada vez mais significativa, seja ela num aspecto social, educacional, crítico ou cidadão. Com base nos resultados da pesquisa a terceira e quarta etapa não apresentaram resultados muitos satisfatórios, sendo necessário planejá-las de outra maneira já a segunda referente a experimentação 77,3 % doa participantes concordaram que ela além de estimular as aulas remotas, tem um potencial satisfatório na aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.title Atividades remotas: análise do relato de uma atividade didática no processo de ensino do conteúdo de combustão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta