UEPB - Repositório Digital

O uso do PhET como recurso metodológico para aulas experimentais no ensino híbrido: Uma proposta didática no Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freire, Mara Michelly Castro
dc.date.accessioned 2022-02-14T13:58:23Z
dc.date.available 2022-02-14T13:58:23Z
dc.date.issued 2021-10-04
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25768
dc.description FREIRE, Mara Michelly Castro. O uso do PhET como recurso metodológico para aulas experimentais no ensino híbrido: uma proposta didática no ensino fundamental. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Em 2020, uma pandemia mundial causada pelo agente biológico conhecido popularmente como coronavírus fez com que a vida cotidiana da população de todo o mundo mudasse completamente. A solução encontrada pelo sistema de educação foi aderir ao ensino híbrido, o qual combina o modo presencial e remoto de lecionar. Neste contexto, presenciamos o amento da importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ambiente educacional. Esta pesquisa tem por objetivo central verificar a relevância do simulador PhET como recurso didático, no processo de ensino e aprendizagem no contexto do ensino híbrido dos conteúdos de balanceamento de reações químicas em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola privada da cidade de Campina Grande – PB. Com base na análise dos dados, observa-se que as práticas experimentais mediadas por TIC’s mostram-se relevantes e suprem um aspecto importante da vivência no ensino presencial, que é a interatividade e a aplicação dos conhecimentos teóricos. Podemos concluir que a ferramenta PhET é eficiente como um facilitador do ensino-aprendizagem, uma vez que é de fácil acesso e manipulação pela maioria dos participantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Ma. Maria Elidiana Onofre Costa Lira Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Ensino híbrido pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.title O uso do PhET como recurso metodológico para aulas experimentais no ensino híbrido: Uma proposta didática no Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta