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Educação ambiental: A importância da qualidade da água consumida em escolas públicas

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dc.contributor.author Silva Filho, Jairo Francisco da
dc.date.accessioned 2022-02-14T14:19:38Z
dc.date.available 2022-02-14T14:19:38Z
dc.date.issued 2021-10-05
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25771
dc.description SILVA FILHO, Jairo Francisco da. Educação ambiental: a importância da qualidade da água consumida em escolas públicas. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade da água consumida pelos alunos em escolas selecionadas. As escolas que foram beneficiadas com o trabalho no município de Caturité foram identificadas como A, B e C. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas quatro etapas, totalizando oito visitas que foram realizadas nas escolas citadas. Para tal, foram realizadas ações educativas, em seguida foram realizadas coletas de amostras de água para análise físico-quimica e microbiológica. Os pontos de coleta de água foram a cisterna, as pias dos banheiros e cozinha, além do bebedouro. As análises físico-químicas e bacteriológicas da água foram realizadas pelos próprios extensionistas do projeto sob a supervisão da Coordenadora. Os métodos analíticos utilizados são propostos pelo “Standard Methods of Analysys of Water and Wastewater. Em relação aos parâmetros microbiológicos, foi analisada a presença de coliformes totais e fecais. Para este fim, adotou-se o teste de Colilert usado para análise microbiológica que detecta e quantifica simultaneamente coliformes totais e Escherichia coli. A escola A consta de 186 alunos matriculados no Ensino Fundamental II no período matutino, a escola B apresenta 276 alunos e na escola C são atendidas 64 crianças com idade entre 3 e 5 anos. Durante as ações os alunos das escolas se mostraram dispostos a participar das atividades que foram propostas pelos extensionistas, apresentando interesse no assunto. Após a leitura dos laudos, observou-se que o único ponto em que se identificou a presença de coliformes totais foi na torneira da cozinha. Conclui-se que na escola A, foi identificado a presença de coliformes totais nos resultados dos exames microbiológicos realizados. Assim, é indicado que a escola tome providencias em relação a condição de higiene do ambiente no qual foi notificado a presença de coliformes totais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Márcia Izabel Cirne França pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Qualidade da água pt_BR
dc.subject Potabilidade pt_BR
dc.title Educação ambiental: A importância da qualidade da água consumida em escolas públicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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