UEPB - Repositório Digital

O uso da tecnologia no ensino de Física: uma proposta experimental com o arduino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria Juliana da Silva
dc.date.accessioned 2022-02-14T14:26:53Z
dc.date.available 2022-02-14T14:26:53Z
dc.date.issued 2021-10-06
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25774
dc.description SOUZA, Maria Juliana da Silva. O uso da tecnologia no ensino de Física: uma proposta experimental com o Arduino. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem ressignificado, em tempos de pandemia (Covid-19), o processo educativo, uma vez que professores e alunos precisaram se adequar as novas normas estabelecidas segundo protocolo sanitário, devido às restrições que foram impostas. Diante deste cenário, o uso das metodologias ativas, (sala de aula invertida, gamificação) e da experimentação com Arduino e Excel, ganharam destaque, uma vez, que as mesmas podem possibilitar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, relacionando-as com o cotidiano do aluno (CAVALCANTE, TAVOLARO e MOLISANI, 2011; MARTINAZZO et al., 2014; WANG, 2015; SILVA, 2018; GOMES et al., 2018). Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo, apresentar a aplicação de uma proposta didática com alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina de Infotecnologia para o ensino da Física, sobre os conceitos físicos do conteúdo de oscilações e sistema massa mola, em que foi utilizado a sala de aula invertida, a gamificação e um experimento confeccionado com o Arduino e materiais de baixo custo. A pesquisa, foi fruto de dois projetos, da cota 2020/2021, sendo um de PIBIC e o outro de extensão (PROBEX), vinculados a UEPB, em que os projetos envolveram atividades experimentais com a utilização do Arduino e do software Excel. Após a análise dos questionários respondidos pelos alunos, durante a aplicação da proposta, foi possível perceber que a utilização do experimento com o Arduino e da ferramenta gamificada Kahoot, apresentaram contribuições positivas no processo de ensino do conteúdo físico trabalhado, uma vez que, a maioria dos alunos, responderam de forma correta os questionamentos propostos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title O uso da tecnologia no ensino de Física: uma proposta experimental com o arduino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta