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As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem ressignificado, em tempos de pandemia (Covid-19), o processo educativo, uma vez que professores e alunos precisaram se adequar as novas normas estabelecidas segundo protocolo sanitário, devido às restrições que foram impostas. Diante deste cenário, o uso das metodologias ativas, (sala de aula invertida, gamificação) e da experimentação com Arduino e Excel, ganharam destaque, uma vez, que as mesmas podem possibilitar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, relacionando-as com o cotidiano do aluno (CAVALCANTE, TAVOLARO e MOLISANI, 2011; MARTINAZZO et al., 2014; WANG, 2015; SILVA, 2018; GOMES et al., 2018). Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo, apresentar a aplicação de uma proposta didática com alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina de Infotecnologia para o ensino da Física, sobre os conceitos físicos do conteúdo de oscilações e sistema massa mola, em que foi utilizado a sala de aula invertida, a gamificação e um experimento confeccionado com o Arduino e materiais de baixo custo. A pesquisa, foi fruto de dois projetos, da cota 2020/2021, sendo um de PIBIC e o outro de extensão (PROBEX), vinculados a UEPB, em que os projetos envolveram atividades experimentais com a utilização do Arduino e do software Excel. Após a análise dos questionários respondidos pelos alunos, durante a aplicação da proposta, foi possível perceber que a utilização do experimento com o Arduino e da ferramenta gamificada Kahoot, apresentaram contribuições positivas no processo de ensino do conteúdo físico trabalhado, uma vez que, a maioria dos alunos, responderam de forma correta os questionamentos propostos. |
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