UEPB - Repositório Digital

Importância da pratica docente como suporte no ensino emergencial de professores de Química no Estado da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aleff Ribeiro da
dc.date.accessioned 2022-02-14T14:33:54Z
dc.date.available 2022-02-14T14:33:54Z
dc.date.issued 2021-10-08
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25776
dc.description SILVA, Aleff Ribeiro da. Importância da pratica docente como suporte no ensino emergencial de professores de Química no Estado da Paraíba. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo dar visibilidade para a importância e as práticas de formação continuada como ferramenta de modelamento do ensino/aprendizagem em momentos de percalços sociais, como o cometido pelo vírus do covid-19. Para elucidar a hipótese deste trabalho foi feito uma pesquisa de levantamento descritivo com 26 professores de Química da rede pública municipal e estadual do estado da Paraíba com intuito de verificar como está sendo a experiência e os impactos da transição repentina para o ensino remoto emergencial (ERE) e como se deu o suporte formativo por parte governamental e institucional. É observado no corrente texto as concepções da formação continuada como parte integrante do trabalho docente em uma análise crítica da situação atual, se baseando nas opiniões expressas pelos professores que se encontram atuando diretamente nessa modalidade de ensino. No que cabe a abordagem do estudo, a mesma tem enfoque qualitativo e descritivo quanto o tratamento dos dados. A coleta se deu pela utilização do questionário aplicado pelo formulário online google forms. Nessa pesquisa é demonstrado que há unanimidade entre os docentes sobre a importância da educação continuada, sendo visível as grandes mudanças imprescindíveis no sistema de ensino atual, havendo necessidade de conceituar e formular os pontos necessários, em virtude da superação das dificuldades através da formação continuada e sintam-se capacitados para seguir o modelo de educação a distância emergencial com êxito. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Importância da pratica docente como suporte no ensino emergencial de professores de Química no Estado da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta