dc.contributor.author |
Santos, Luã Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-14T14:39:58Z |
|
dc.date.available |
2022-02-14T14:39:58Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-08 |
|
dc.identifier.other |
CDD 538 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25778 |
|
dc.description |
SANTOS, Luã Ribeiro. Uma proposta didática (CTS_A) para o ensino do magnetismo. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir dos novos desafios para o ensino de ciências, foram surgindo propostas metodológicas inovadoras e novas formas de abordagem para o ensino de ciências em geral e para o ensino de Física em particular. Dentre as diversas tendências metodológicas, optamos pelo enfoque que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que buscam unir ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Essa abordagem recebeu o nome de Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente, ou simplesmente: abordagem CTS_A. Neste artigo apresentamos uma proposta didática com abordagem CTS_A para o estudo do magnetismo, com particular interesse para o magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Considerando que a maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial, pensamos que essa sugestão seja importante para auxiliar os estudantes e os professores numa nova perspectiva para o ensino do magnetismo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Gomes Germano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem CTS_A |
pt_BR |
dc.subject |
Magnetismo |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta didática (CTS_A) para o ensino do magnetismo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |