Resumo:
Este trabalho objetivou identificar o nível de compreensão que alguns pacientes envolvidos em tratamento radioterápico apresentavam em relação à temática da Radioterapia. Para tanto, foram obtidos alguns relatos no que se refere ao tratamento, receios quanto aos efeitos colaterais, expectativas de sucesso do procedimento, dentre outros aspectos. Ao organizar as observações necessárias para o desenvolvimento do presente trabalho, foi possível constatar a necessidade e relevância da “alfabetização científica”, tendo em vista que o ensino de ciências implementado nas escolas ainda possui limitações (no que tange ao que é ensinado no ensino fundamental II) que ocasionam muitas vezes uma aprendizagem superficial em torno de conteúdos básicos, sobretudo no que se refere a contextualização. Nesse sentido, observa-se que o conhecimento de grande parte dos alunos é desvinculado da realidade prática, adquirindo, portanto, um caráter abstrato. Por outro lado, existe o público distante das escolas e, nesses casos, o ensino informal veiculado em outros espaços não deve ser desconsiderado, mesmo porque, atua como uma base para comunicação e popularização dos conhecimentos científicos formais, sendo então um viés de socialização do que está sendo produzido nos espaços acadêmicos.
Descrição:
BARBOSA, Ana Patricia da Cunha. Popularização da ciência: o que o paciente sabe sobre radioterapia? 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.