Resumo:
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em seus
diversos códigos e significados sociais, entendidas como manifestações das
possibilidades expressivas dos indivíduos. As competências da educação física referem-
se a compreender a origem da cultura corporal de movimentos, refletir sobre a relação
entre a prática de atividades físicas e os processos de saúde/ doença e reconhecer tais
práticas como elementos que constituem a identidade cultural dos povos e grupos. O
presente estudo é caracterizado por um relato de experiência com caráter descritivo e
qualitativo, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Alberto na cidade
de Fagundes-PB, com alunos matriculados no ensino fundamental (4° e 5° ano), no
período de agosto a setembro de 2018. Como resultado observou- se um aumento da
interação social e do trabalho em equipe entre os alunos, bem como uma melhor noção
acerca dos fundamentos do basquetebol e dos jogos, brinquedos e brincadeiras.
Descrição:
NASCIMENTO, Márcia Gomes do. Educação física e as práticas corporais em seus diversos códigos e significados sociais: um relato de experiência em uma escola pública / Fagundes-PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.