Resumo:
O principal objetivo deste artigo foi desenvolver a iniciação do handebol nas aulas de
Educação Física Escolar ministradas por mim para crianças do 6º ano e 7º ano do Ensino
Fundamental no Colégio e Curso Dom Bosco, instituição privada do município de
Itabaiana, Estado da Paraíba, onde, oportunizei o desenvolvendo da aprendizagem desta
modalidade por meio dos exercícios de fundamentos básicos deste esporte. Para tanto,
foi realizado uma revisão bibliográfica para contextualização proposta para trabalhar essa
modalidade esportiva durante as aulas de Educação Física, as atividades foram realizadas
por meio de jogos pré-desportivos para que fosse permitido o aprendizado do handebol.
Foi realizada uma avaliação entre os alunos, buscando investigar quais os conhecimentos
que os mesmos já possuam sobre a modalidade. Na decorrência das aulas, já com base
na avaliação, foi possível concluir que o handebol é para ser ensinado no ensino
fundamental de uma forma prazerosa, mesclando com as expectativas convencionais da
competição, onde, de forma recreativa, possa ser respeitado o processo evolutivo de cada
educando, assim como o modelo de captação da informação repassada para
aperfeiçoamento dos fundamentos que, são atribuídos pelos exercícios advindos dos
pilares da própria modalidade.
Descrição:
REZENDE, José Rogério de Melo. A prática dos fundamentos de handebol no desenvolvimento motor da criança. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.