dc.contributor.author |
Santana, Maria Jose Joaquim de |
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dc.date.accessioned |
2022-02-15T13:00:33Z |
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dc.date.available |
2022-02-15T13:00:33Z |
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dc.date.issued |
2019-11-09 |
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dc.identifier.other |
CDD 796 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25790 |
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dc.description |
SANTANA, Maria Jose Joaquim de Santana. A capoeira na educação física: reflexões possíveis a partir da lei 10.639 e de uma experiência numa escola no campo. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objeto de discussão a Capoeira na Escola do Campo
no município de Fagundes-PB, com intuito de compreender e refletir sobre a importância
do trato pedagógico da capoeira nas aulas de Educação Física, tendo como princípio a
ludicidade e sua contribuição para a aprendizagem da cultura afro-brasileira, a partir das
experiências vivenciadas pelos alunos no contexto escolar, contribuindo para a
qualificação da escola como espaço formador; bem como, corroborando para a
diversificação de práticas pedagógicas e na ressignificação do processo de ensino e de
aprendizagem de forma contextualizada, lúdica e prazerosa, no lugar do tradicionalismo
da sala de aula, muitas vezes compreendida. Para tanto, foi necessário estabelecer um
recorte espaço temporal de julho a outubro de 2019, para entender as modificações
advindas destes processos, partindo inicialmente com uma construção bibliográfica,
associadas a entrevista com professores de capoeira da escola e alunos que participam
dessa prática sociocultural. Desta forma, contribuindo na busca de compreender o que
levou aos participantes a estabelecerem contato com a riqueza cultural do capoeirismo na
escola estudada, assim como a participação ativa na atividade de culminância dirigida por
parte dos profissionais da capoeira em conjunto com o corpo docente da escola. Conclui-
se que a capoeira não tem um tratamento como disciplina escolar, restringindo-se apenas
a uma mera atividade recreativa, mesmo desempenhando grande importância como um
instrumento educacional transformador. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dra. Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.title |
A capoeira na educação física: reflexões possíveis a partir da lei 10.639 e de uma experiência numa escola no campo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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